quinta-feira, 14 de maio de 2015

Trocando Ideia! | PORQUE NÃO SE PODE ANDAR DE SKATE NO CEF SÃO JOSÉ?

Davi Abreu - Ollie.
Photo: Ana Paula.

OPINIÃO: PORQUE NÃO SE PODE ANDAR DE SKATE NO CEF SÃO JOSÉ?

Sobre o Skate
Andar de skate é uma forma de expressão, é estilo de vida, é ter equilíbrio, reflexo, força, técnica, é sonhar e concretizar. Brasília é uma cidade planejada com arquitetura moderna e muitos lugares para a prática do esporte. Desde a década de 70, skatistas já andavam pelas ruas largas da cidade. Hoje, Brasília é referência mundial em arquitetura e no skate em termos de atletas e lugares naturais para a prática. Em São Sebastião temos também uma boa pista para a prática do esporte.

Na minha escola, o CEF São José, há algum tempo estudantes que também são skatistas vem trazendo seus skates para a escola, para que possam eles (em momentos propícios) se divertir com seu esporte. Se divertir de forma geral, já que ficam ali por 5 horas monótonas e tediosas. Trazem o skate para ‘bater um game’ com seus companheiros skatistas, conversar, zoar...

Estes skatistas não se adequam a outros esportes e, de certa forma, o skate representa um pouco a forma como eles são.

Por mais ou menos dois anos, viemos (nós skatistas) trazendo o skate para a escola já que, de certa forma, não incomodamos ninguém. Durante este tempo tivemos certa liberdade (considerando que estamos na escola, a meu ver uma instituição totalmente opressora) e até então podíamos andar de skate, no intervalo ou na educação física.

Sobre a aula de Educação Física

Segundo o Conselho Federal de Educação Física “Entende-se a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usufruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida”.

Vamos falar então, um pouco, sobre a educação física do São José. Os professores mandam os alunos descerem para a quadra o bimestre inteiro, até que no dia anterior á prova, nos mandam para um auditório para termos uma aula insuportável, com muito conteúdo de uma vez só e depois temos de ir na internet e conseguir o resto do conteúdo. Sem falar no fato de que a educação física não é organizada de forma alguma e os alunos são jogados na quadra com umas bolas, sem um objetivo ou uma metodologia.

Isto para mim é uma coisa bastante agradável, considerando que é o único momento oportuno para que eu possa ser livre e pensar em alguns textos para a Gazeta do Oprimido, mas considerando a afirmação do Conselho Federal de Educação Física não me parece adequado, visto que os alunos não estão recebendo educação física de forma alguma.

A pergunta que não quer calar!

Diante disto, nós, da Gazeta do Oprimido, solicitamos explicações claras e razoáveis do motivo por que nós skatistas, não podemos andar de skate no horário da Educação Física. 

SKATELIFE | Ligiane Xuxinha ensina Fs 50-50



Aprenda como mandar Frontside 50-50 com a skatista profissional Ligiane Xuxinha no tutorial do Canal Skatelife. Check & Play:


Fonte: Divaskateras.

WALLACE BELO É PRO, SIM SENHOR

Wallace Belo. Foto: Leandro Moska


Gostaria de começar falando só do skate do Belo, mas que no fim rolou com ele a mesma parada que com o Dexter, por isso questões administrativas um pequeno depoimento, mas na sequência uma bela vídeo parte.

Qual foi que rolou, te negaram como Pro?

Belo: Meu pedido de profissionalização foi negado pela CBSK, sim. Eles alegaram que eu deveria fazer uns trampos mais atuais, mesmo tendo feito uma entrevista recente na Tribo, 3 entrevistas em revistas, 2 vídeo partes e mais de 30 fotos publicadas não foram suficiente. Vou te falar que é bem difícil entender os critérios da CBSK, mas de qualquer forma vou tentar cumprir os requisitos novamente e em novembro espero que vejam com mais cuidado meu currículo, que tem uma boa bagagem.

Pro Model criado a partir de uma imagem do Dhani Borges

Agora o que interessa de verdade pros skatistas, a Parte lançada pela Aggou, patrocinadora de shape do Belo. Check & Play:


Fonte: Vista.

Veja como foi o Damn Am LA 2015


O norte-americano Dashawn Jordan venceu o Damn Am em Los Angeles no último final de semana e garantiu sua vaga automática no Tampa Am 2015, que acontecerá em dezembro. Ivan Monteiro havia ganho a fase eliminatória, conquistou a vaga direto na final mas terminou com a terceira colocação. O segundo lugar ficou com o canadense Micky Papa. Check & Play:


Fonte: Skataholic.

Josh Borden | Pro Part



A Santa Cruz fez uma festa de aniversário surpresa para Josh Borden. O grande presente foi seu pro-model. Check & Play:


Fonte: Skataholic