sexta-feira, 13 de julho de 2012

Trilha da Sessão - Pedro Liga

  Trilha da Sessão no ar, e dessa vez convidamos Pedro Liga, integrante da Poeira Crew, e um dos skatistas que movimentaram e movimentam o skate no Entorno do DF, com muito skate no pé e na vida, essa é a sessão de musicas que rola no rolé, então vamos lá.

Army Of The Pharaohs - Seven



Gravediggaz - False things must perish


Criolo – Breáco
 

Billy Brooks - Forty Days 


Janko Nilovic - Drug Song 


Shaw (Shawlin) - 06 - Sonhos de; Grandeza - Aliança Pt. 3 

Pretty Lights - Can't Stop Me Now

Os surfistas NÃO inventaram o skate



Por: Giancarlo Machado,
  "Quem inventou o skate?". Essa pergunta é tão imprecisa de modo que poderíamos ficar horas e horas especulando um nome sem chegar a lugar algum. Portanto, até o momento não podemos afirmar nenhum nome como sendo responsável por "inventar o skate"O discurso mais propagado é o de que os surfistas "inventaram" o skate. Várias matérias, documentários e até pesquisas acadêmicas afirmam veementemente esse fato, sem ao menos problematizá-lo. Mas em um universo de incertezas, ao menos uma coisa pode ser considerado a partir de agora como uma verdade: os surfistas NÃO inventaram o skate.

  Quando faço esta afirmação em relação aos surfistas, refiro-me ao contexto da década de 1960, onde muitos reproduzem o fato de que "a escassez de ondas em praias californianas levaram alguns jovens a criar o skate". A revista Mundo Estranho (Foto), reconhecida por questionar certos "mitos", veio dar um basta em muitas lendas concernentes a história do skate. Graças a consultoria feita pelo historiador Leonardo Brandão, a revista apresentou novas evidências de que a prática do skate é muito mais velho do que se imagina.


  Os primórdios do skate datam, portanto, não da década de 1960, mas do final do século XIX, provavelmente a partir de 1880. Legal, não? E, em seu começo, o skate se aproximava mais da prática dos patins e patinete do que da prática do surf. Para ler a matéria completa sobre a história do skate, basta comprar a revista Mundo Estranho edição 126, que já está nas bancas. 


Fonte: SKATECULTURA.